4º SeminÁrio Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio
23 A 25 DE AGOSTO DE 2005
8h30min às 12h - Auditório da Biblioteca Central

Terça-feira 23/08/2005

Leitura e cultura

José Antonio Pérez - Assessor do departamento de Educação da Embaixada da Espanha – Brasil
Ronald Jobe - University of British Columbia - Vancouver - Canadá
Eloy Martos Núñes - Universidad de Extremadura - Espanha
Ana Maria Machado - Escritora
Ángel Suárez Moñoz - Universidad de Extremadura - Espanha
Gabriel Núñez Ruiz - Universidad de Almería - Espanha

Quarta-feira 24/08/2005

Patrimônio cultural, língua e literatura

Marta Morais da Costa - PucPR
Jaime García Padrino - Universidad de Madrid - Espanha
Fernandez Figares Mar Campos - Universidad de Almería - Espanha
Pedro Cerrillo Torremocha - Universidad de Castilla La Mancha - Espanha
Carlos Reis – Portugal

Quinta-feira 25/08/2005
Cultura e leitura em movimento (Experiências de inclusão social e de formação de leitores)

Claudinei Ferreira - Itaú Cultural
Andreia Laux Ternus - A leitura em Morro Reuter
Luiz Percival Leme Britto - Associação de Leitura do Brasil - ALB
Laís Fleury e Sylvia Albernaz Guimarães - Expedição Vaga-Lume
Carlos Moraes - Revista Ícaro

Sessões de Comunicação
Local: IFCH - Campus I
17 horas

SALA

23 de agosto

24 de agosto

118

Sessão: Leitura e Escola I

Sessão: Vozes em conflito

Nome

Trabalho

Nome

Trabalho

Zilá Paula Klein Matté

Caminhos possíveis de leitura na escola

Débora Cristina Schneider

As variações lingüísticas e o patrimônio cultural

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira

A conversão de obras ficcionais em um meio de cultura e questionamento

Fabíola Giacomini

Psicanálise e Literatura: elo possível em "Duelo antes da noite", de João Gilberto Noll

Catarina Maitê Macedo Machado Barboza

Histórias de leitura e formação de leitor de alunos do Ensino Médio do CEFET-RS

Maria Cristina Fonseca de Almeida

O complexo acontecimento do encontro e da interação com o outro

Almir Antonio Piovesan

Leitura: fios formadores de uma teia

Salete Clementina Raffo

Língua, Argumentação e Discurso

119

Sessão: Leitura e Escola II

Sessão: Vozes populares

Cristina Maria Rosa

Literatura na escola: uma leitura não convencional do mundo

Gabriela Canale Miola

Um diálogo cultural modernista: o encontro da arte popular e com o discurso modernista nas crônicas de Tarsila do Amaral

Cléo Busatto

A palavra revelada

Célia Regina Pereira do Nascimento

Narradores do Paranapanema

Cleusa Marisa Gonçalves Stella

A leitura de textos verbais e não-verbais na escola: o desempenho de alunos de 5ªs, 6ªs, 7ªs e 8ª séries e professores de Língua Portuguesa

Ygor Raduy

UM DIÁLOGO DE RAZÃO E ARTE: estudo sobre "O Recado do Morro", de João Guimarães Rosa

 

 

Márcia Maria de Medeiros

A Cultura Literária Medieval e o Romance de Cavalaria

120

Sessão: Leitura e Escola III

Sessão: Leituras transgressoras

Maria Lêda Lóss dos Santos

Leitura e escrita e a construção do humano

Bárbara Cristina Marques

Sexualidade, loucura, mofo e identidade: a configuração do sujeito pós-moderno , nos contos de Caio Fernando Abreu

Rita de Cássia Tussi

Estilos de Aprendizagem: Considerações Preliminares sobre Como Melhor Promover e Respeitar as Diferenças

Miguel Heitor Braga Vieira

Sentidos e formas de transgressão na obra de Raduan Nassar

Giane dos Santos Jucoski

Leitura em Língua Estrangeira - Espanhol: aplicação da Teoria dos Blocos Semânticos

Rodrigo de Andrade

Literatura, Contracultura e Diversidade Cultural

202

Sessão: Livros e leituras para jovens

Sessão: Leitura, memória e história

Morgana Domênica Hattge Jeovanini

"É preciso ter paciência" - a literatura infantil e a diferença

Izandra Alves

O envolvimento das personagens de Luiz Antonio de Assis Brasil com a história e a cultura gaúcha

Anelise Toni Blos

(sem título)

Rozelia Scheifler Rasia

Poesia & Memória: Produtos Culturais

Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo  

Um mundo à beira do verso  

Jocilei Dalbosco

Por que se contam histórias: uma alegoria em "O cavalo cego", de Josué Guimarães

Dafne Sapiecinski

A presença de elementos folclóricos na literatura infanto-juvenil

Eduardo Antonio Calliñir Schifferli

Trentren y Kaikai: o mito do dilúvio mapuche

SALA

23 de agosto

24 de agosto

209

Sessão: Leitura e hipertexto

Sessão:Textos e intertextos

Nome

Trabalho

Nome

Trabalho

Jossemar de Matos

A leitura no contexto da pós-modernidade

Maria Salete Magnoni

Leituras da loucura: "O alienista" de Machado de Assis e "Diário do hospício" de Lima Barreto

Fabiano Tadeu Grazioli

A leitura da literatura no hipertexto - análise no/do site "Torre de Menagem"

Cláudia Lorena V. da Fonseca

It's a man's man's man's world, hombre!
O código fílmico e a legitimação da narrativa em O Amor de Pedro por João , de Tabajara Ruas

Maria Lucia Bandeira Vargas

A fanfiction como prática de letramento on line

Dinara de Ávila Foresti

História porto-alegrense: quando a intertextualidade subverte o sentido do feminino

Ivanete Teresinha Fernandes Pedroso

A virtualização da leitura

Marta Lia Genro Appel

(sem título)

211

Sessão: Sentidos diversos, múltiplos suportes I

Sessão: Textos e mulheres

Maria Emília Lubian

 

O fazer teatro na formação integral do ser humano e no resgate da cultura popular

 

Rafaella Berto

 

O olhar feminino da História: A configuração do sujeito feminino no Novo Romance Histórico Brasileiro

 

Ciliane Bedin

 

Mímesis : uma experiência na linguagem

 

Joelma Flamia,

Sílvia Fernanda Souza

Palavra-pedra dura, enunciada e lapidada no contexto da obra A Hora da Estrela

 

Rosa Maria Locatelli Kalil

 

Leitura e patrimônio cultural:
o caso da Arquitetura e Urbanismo em Passo Fundo , RS

Maria Rejane Araújo Tito

 

Lira contra o muro : figurações da mulher em Rubem Braga

 

Marlise Sapiecinski

 

A função social da leitura: leio, logo existo

 

Rejane de Souza Ferreira

 

Divergências e convergências do complexo feminino em As Horas de Michael Cunningham

 

212

Sessão: Sentidos diversos, múltiplos suportes II

 

Mônica Lóss dos Santos

 

Leitura de diferentes imagens como possibilidade no ensino das Artes Visuais

 

Graciela Ormezzano

 

Religiosidade e simbolismo na obra de Victor Brecheret

 

Ana Paula Wickert

 

Construir cidades sem educação?

Educação patrimonial e responsabilidade social

 

Jane Maria Schmidt

A leitura e a preservação da identidade cultural na arquitetura e na urbanização da cidade de Erechim- RS

 

       
 
 
11ª Jornada
11ª Jornada
Encontro Nacional da Academia
Brasileira de Letras: revisitando os clássicos
Encontro Nacional da Academia
Brasileira de Letras: revisitando os clássicos
4º Seminário Internacional de Pesquisa
em Leitura e Patrimônio
4º Seminário Internacional de Pesquisa
em Leitura e Patrimônio
Seminário de Jornalismo Cultural
Seminário de Jornalismo Cultural
Palco de Debates
Palco de Debates
Biografia dos Autores
Biografia dos Autores
Conversas Paralelas
Conversas Paralelas
Programação Paralela
Programação Paralela
Cursos opcionais
Cursos opcionais
Homenagem Especial
Homenagem Especial
Jornadas Anteriores
Jornadas Anteriores
 
Histórico das Jornadas
Histórico das Jornadas
9ª Jornada
9ª Jornada
10ª Jornada
10ª Jornada
 
Jornadinha
Jornadinha
O que vai acontecer
O que vai acontecer
Programação Paralela
Programação Paralela
Conversas Paralelas
Conversas Paralelas
Biografia dos Autores
Biografia dos Autores
Oficina - Desenho e Animação  
Oficina - Desenho e Animação  
 
O que é a Pré-Jornada
O que é a Pré-Jornada
O que é a Pré-Jornadinha
O que é a Pré-Jornadinha
Autores Indicados - Pré-Jornadinha
Autores Indicados - Pré-Jornadinha
Sugestões de Livros - Pré-Jornada
Sugestões de Livros - Pré-Jornada
 
Cadastro de Jornalistas
Cadastro de Jornalistas
Clipping on-line
Clipping on-line
Depoimentos
Depoimentos
Flashes
Flashes
Fotos - Banco Imagens
Fotos - Banco Imagens
Informações
Informações
Notícias
Notícias
Newsletter
Newsletter
Patrocinadores
Patrocinadores
 
Informações
Informações
Promoção e Realização
Promoção e Realização
Organização
Organização