4º SeminÁrio Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio
23 A 25 DE AGOSTO DE 2005
8h30min às 12h - Auditório da Biblioteca Central

Terça-feira 23/08/2005

Leitura e cultura

José Antonio Pérez - Assessor do departamento de Educação da Embaixada da Espanha – Brasil
Ronald Jobe - University of British Columbia - Vancouver - Canadá
Eloy Martos Núñes - Universidad de Extremadura - Espanha
Ana Maria Machado - Escritora
Ángel Suárez Moñoz - Universidad de Extremadura - Espanha
Gabriel Núñez Ruiz - Universidad de Almería - Espanha

Quarta-feira 24/08/2005

Patrimônio cultural, língua e literatura

Marta Morais da Costa - PucPR
Jaime García Padrino - Universidad de Madrid - Espanha
Fernandez Figares Mar Campos - Universidad de Almería - Espanha
Pedro Cerrillo Torremocha - Universidad de Castilla La Mancha - Espanha
Carlos Reis – Portugal

Quinta-feira 25/08/2005
Cultura e leitura em movimento (Experiências de inclusão social e de formação de leitores)

Claudinei Ferreira - Itaú Cultural
Andreia Laux Ternus - A leitura em Morro Reuter
Luiz Percival Leme Britto - Associação de Leitura do Brasil - ALB
Laís Fleury e Sylvia Albernaz Guimarães - Expedição Vaga-Lume
Carlos Moraes - Revista Ícaro

Sessões de Comunicação
Local: IFCH - Campus I
17 horas

SALA

23 de agosto

24 de agosto

118

Sessão: Leitura e Escola I

Sessão: Vozes em conflito

Nome

Trabalho

Nome

Trabalho

Zilá Paula Klein Matté

Caminhos possíveis de leitura na escola

Débora Cristina Schneider

As variações lingüísticas e o patrimônio cultural

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira

A conversão de obras ficcionais em um meio de cultura e questionamento

Fabíola Giacomini

Psicanálise e Literatura: elo possível em "Duelo antes da noite", de João Gilberto Noll

Catarina Maitê Macedo Machado Barboza

Histórias de leitura e formação de leitor de alunos do Ensino Médio do CEFET-RS

Maria Cristina Fonseca de Almeida

O complexo acontecimento do encontro e da interação com o outro

Almir Antonio Piovesan

Leitura: fios formadores de uma teia

Salete Clementina Raffo

Língua, Argumentação e Discurso

119

Sessão: Leitura e Escola II

Sessão: Vozes populares

Cristina Maria Rosa

Literatura na escola: uma leitura não convencional do mundo

Gabriela Canale Miola

Um diálogo cultural modernista: o encontro da arte popular e com o discurso modernista nas crônicas de Tarsila do Amaral

Cléo Busatto

A palavra revelada

Célia Regina Pereira do Nascimento

Narradores do Paranapanema

Cleusa Marisa Gonçalves Stella

A leitura de textos verbais e não-verbais na escola: o desempenho de alunos de 5ªs, 6ªs, 7ªs e 8ª séries e professores de Língua Portuguesa

Ygor Raduy

UM DIÁLOGO DE RAZÃO E ARTE: estudo sobre "O Recado do Morro", de João Guimarães Rosa

 

 

Márcia Maria de Medeiros

A Cultura Literária Medieval e o Romance de Cavalaria

120

Sessão: Leitura e Escola III

Sessão: Leituras transgressoras

Maria Lêda Lóss dos Santos

Leitura e escrita e a construção do humano

Bárbara Cristina Marques

Sexualidade, loucura, mofo e identidade: a configuração do sujeito pós-moderno , nos contos de Caio Fernando Abreu

Rita de Cássia Tussi

Estilos de Aprendizagem: Considerações Preliminares sobre Como Melhor Promover e Respeitar as Diferenças

Miguel Heitor Braga Vieira

Sentidos e formas de transgressão na obra de Raduan Nassar

Giane dos Santos Jucoski

Leitura em Língua Estrangeira - Espanhol: aplicação da Teoria dos Blocos Semânticos

Rodrigo de Andrade

Literatura, Contracultura e Diversidade Cultural

202

Sessão: Livros e leituras para jovens

Sessão: Leitura, memória e história

Morgana Domênica Hattge Jeovanini

"É preciso ter paciência" - a literatura infantil e a diferença

Izandra Alves

O envolvimento das personagens de Luiz Antonio de Assis Brasil com a história e a cultura gaúcha

Anelise Toni Blos

(sem título)

Rozelia Scheifler Rasia

Poesia & Memória: Produtos Culturais

Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo  

Um mundo à beira do verso  

Jocilei Dalbosco

Por que se contam histórias: uma alegoria em "O cavalo cego", de Josué Guimarães

Dafne Sapiecinski

A presença de elementos folclóricos na literatura infanto-juvenil

Eduardo Antonio Calliñir Schifferli

Trentren y Kaikai: o mito do dilúvio mapuche

SALA

23 de agosto

24 de agosto

209

Sessão: Leitura e hipertexto

Sessão:Textos e intertextos

Nome

Trabalho

Nome

Trabalho

Jossemar de Matos

A leitura no contexto da pós-modernidade

Maria Salete Magnoni

Leituras da loucura: "O alienista" de Machado de Assis e "Diário do hospício" de Lima Barreto

Fabiano Tadeu Grazioli

A leitura da literatura no hipertexto - análise no/do site "Torre de Menagem"

Cláudia Lorena V. da Fonseca

It's a man's man's man's world, hombre!
O código fílmico e a legitimação da narrativa em O Amor de Pedro por João , de Tabajara Ruas

Maria Lucia Bandeira Vargas

A fanfiction como prática de letramento on line

Dinara de Ávila Foresti

História porto-alegrense: quando a intertextualidade subverte o sentido do feminino

Ivanete Teresinha Fernandes Pedroso

A virtualização da leitura

Marta Lia Genro Appel

(sem título)

211

Sessão: Sentidos diversos, múltiplos suportes I

Sessão: Textos e mulheres

Maria Emília Lubian

 

O fazer teatro na formação integral do ser humano e no resgate da cultura popular

 

Rafaella Berto

 

O olhar feminino da História: A configuração do sujeito feminino no Novo Romance Histórico Brasileiro

 

Ciliane Bedin

 

Mímesis : uma experiência na linguagem

 

Joelma Flamia,

Sílvia Fernanda Souza

Palavra-pedra dura, enunciada e lapidada no contexto da obra A Hora da Estrela

 

Rosa Maria Locatelli Kalil

 

Leitura e patrimônio cultural:
o caso da Arquitetura e Urbanismo em Passo Fundo , RS

Maria Rejane Araújo Tito

 

Lira contra o muro : figurações da mulher em Rubem Braga

 

Marlise Sapiecinski

 

A função social da leitura: leio, logo existo

 

Rejane de Souza Ferreira

 

Divergências e convergências do complexo feminino em As Horas de Michael Cunningham

 

212

Sessão: Sentidos diversos, múltiplos suportes II

 

Mônica Lóss dos Santos

 

Leitura de diferentes imagens como possibilidade no ensino das Artes Visuais

 

Graciela Ormezzano

 

Religiosidade e simbolismo na obra de Victor Brecheret

 

Ana Paula Wickert

 

Construir cidades sem educação?

Educação patrimonial e responsabilidade social

 

Jane Maria Schmidt

A leitura e a preservação da identidade cultural na arquitetura e na urbanização da cidade de Erechim- RS